30 MORTOS NO GRANDE INCENDIO DA VW


Publicado na Folha de S. Paulo, sábado, 19 de dezembro de 1970



Incendio que irrompeu de manhã nas instalações industriais da Volkswagen do Brasil, no km 23 da Via Anchieta, em São Bernardo do Campo, deixou ontem um saldo de 30 mortos e mais de 100 feridos, alguns dos quais gravemente, e cerca de Cr$ 200 milhões de prejuízos materiais (segundo estimativas preliminares).
À noite, informava-se que um caminhão com 30 operarios teria sido soterrado, quando a Ala 13 (quase cem mil metros quadrados de construção) da empresa ruiu. Se isso fôr confirmado, o numero de mortos poderá dobrar. Na Ala 13, totalmente destruída, funcionavam as três linhas de montagem da empresa.
O incendio começou às 8 horas, e durou mais de 12 horas. Os bombeiros só conseguiram debelar as chamas às 20 horas, e, para isso, contribuiu a chuva, que começou a cair às 19 horas.
Os bombeiros ainda resfriam com jatos de agua e gelo seco um deposito de 50 mil litros de "thinner" e acetileno, que poderia explodir no subsolo da Ala 13. Hoje, nos trabalhos da remoção dos escombros, poderão ser encontrados mais mortos, acham as autoridades.
Entre os 30 mortos encontrados ontem, estão operarios, engenheiros da empresa e bombeiros. A destruição da Ala 13 - considerada a espinha dorsal daquela industria automobilística - decretou a paralisação da Volkswagen e não se informou quanto tempo levará a empresa para voltar a produzir.

Trinta mortos e cem feridos; os numeros podem subir

Trinta pessoas morreram queimadas ou soterradas e mais de cem ficaram feridas, algumas gravemente, no incendio que detruiu ontem trinta por cento do sistema de produção da Volkswagen do Brasil, no km 23 da Via Anchieta, em São Bernardo do Campo, informava-se ontem à noite.
Teme-se que o numero de mortos se eleve hoje ou amanhã durante a remoção dos escombros. Duzentos bombeiros executam esse trabalho, enquanto outros duzentos fazem o rescaldo do incendio e resfriam um deposito com 50 mil litros de tiner e acetileno que, se explodir, destruirá tudo num raio de 500 metros.
Para resfriar o deposito, dois helicopteros da FAB sobrevoaram o local do incendio durante todo o dia de ontem, atirando sacos plasticos com gelo seco e outras substancias quimicas. À noite, esse trabalho foi interrompido.

Os feridos

Os feridos, alguns mutilados, foram socorridos em ambulancias de hospitais da Capital, de São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano, Mauá, Ribeirão Pires e no proprio ambulatorio da empresa. Até algumas ambulancias Kombi foram retiradas da linha de montagem da Volkswagen para socorrer os feridos. Grande parte dos 23 mil funcionarios da empresa doaram sangue aos colegas feridos. Dezenas de carros transportaram os doadores, que se organizavam em filas, no portão principal da fabrica.

100 mil pneus

O reservatorio da COMASP, em Nova Petropolis, desviou quase todas as suas linhas de agua na direção da fabrica de automoveis incendiada, a pedido do prefeito de São Bernardo, sr. Aldino Pinotti.
O incendio destruiu toda a Ala 13 da Volkswagen do Brasil. Nessa ala, com 300 metros de comprimento, 100 de largura e 30 de altura estavam estocados 100 mil pneumaticos. Embaixo, localiza-se o deposito de tiner e acetileno. Os três andares da Ala 13 constituiam o maior pavilhão coberto para fins industriais da America do Sul.

Espinha dorsal

O incendio irrompeu às 8 horas da manhã e às 2 da tarde a diretoria da empresa distribuiu um comunicado, de 13 linhas - por coincidencia o mesmo numero da ala destruida. As outras alas, de 1 a 12, não foram atingidas.
Mas, a Ala 13, considerada a espinha dorsal da empresa, onde funcionavam as três linhas de montagem, foi totalmente destruida. Quatro mil operarios trabalhavam no local quando começou o fogo.

O governo

Logo que soube do sinistro e das suas proporções, o sr. Abreu Sodré enviou ao local o secretario da Economia e Planejamento, sr. Eurico de Andrade Azevedo que, em nome do governo do Estado, ofereceu aos diretores e funcionarios daquela industria automobilistica toda a solidariedade e ajuda.
Por causa do incendio, a Volkswagen do Brasil antecipou as ferias coletivas dos seus funcionarios para segunda-feira dia 21 (o inicio das ferias estava marcado para o dia 2 de janeiro).


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