UMA SUPER-REDE DE ESTRADAS PARA SP
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Publicado
na Folha de S.Paulo, quinta-feira, 02 de março de
1972
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Até 1975, o Estado de São Paulo terá mais 5 mil
quilometros de estradas de rodagem, num esforço do Governo
estadual que custará 2,5 bilhões de cruzeiros, anunciou
ontem o Governador Laudo Natel, ao dar divulgação ao
PROINDE - Plano Rodoviario Para a Interiorização do
Desenvolvimento.
Cobrindo todas as regiões do Estado, essa super-rede de estradas
de rodagem deverá cumprir dois objetivos estrategicos do Governo:
1 - articulará entre si as grandes cidades que se desenvolveram
no Interior e que devem ser estimuladas para evitar o congestionamento
da Capital; e 2 - aproximar a economia do Estado de São Paulo
das de Minas Gerais e Paraná.
"Não temos duvidas de que o dinamico empresariado paulista
encontrará, nas estradas e nas outras obras de infra-estrutura
que o Governo está executando, o estimulo e a segurança
para a tarefa de levar o desenvolvimento para o Interior", declarou
o governador Laudo Natel.
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Os
objetivos |
O secretario Paulo Maluf, dos Transportes, que dirigiu a elaboração
do Plano, declarou que as linhas basicas do PROINDE são a "construção
de auto-estradas para dar maior vazão ao trafego nas áreas
desenvolvidas onde as rodovias existentes estão sobrecarregadas
e de avenidas marginais para impedir que o transito local prejudique
o fluxo de vias expressas; implantação basica de estradas
intermunicipais em zonas do Estado que devam integrar-se à
dinamica da expansão agricola e industrial; execução
de acessos a cidades que se encontram praticamente ilhadas, distantes
das linhas-tronco, dotadas apenas de ligações de terra,
precarias e intransitaveis na época das chuvas; e pavimentação
e melhoria de estradas antigas, eliminando curvas perigosas, suavizando
aclives e declives".
O PROINDE destina-se a beneficiar as zonas de agricultura do Estado
e constitui um instrumento governamental para a fixação
da população rural.
O ultimo censo demografico brasileiro revelou um dado inquietante:
alguns municipios do Interior perderam habitantes e outros cairam
na estagnação. Ao mesmo tempo, as cidades maiores e
de economia florescente - a capital de São Paulo em particular
- passaram a revelar distorções urbanas causadas por
um excessivo e desordenado crescimento.
Acredita o Governo do Estado que a construção de novas
estradas seja não apenas uma forma de transportar riquezas
como uma fonte de criação de riquezas.
"Por onde passa, a estrada acaba desencadeando um processo novo",
declarou o governador Laudo Natel.
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Duas
Belem-Brasilia |
O secretario Miguel Colassuonno, da Economia e Planejamento, declarou,
a proposito do PROINDE, que sua execução corresponderá,
em extensão, a duas rodovias Belém-Brasília ou
metade do total de rodovias pavimentadas no Estado até agora.
Pelo menos cinco grandes estradas farão a ligação
de São Paulo a seus dois vizinhos eliminando a obrigatoria
passagem pela área metropolitana de São Paulo.
Os novos cinco mil quilometros de estradas constituem, afirmou o sr.
Laudo Natel, a resposta do governo do Estado a um desafio: "a
taxa de crescimento industrial do Estado, da ordem de 10% ao ano,
implicará na duplicação da produção
nos proximos sete anos, o que necessariamente imporá a ampliação
da área territorial ocupada".
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Algumas
obras comparadas com o PROINDE
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Em
milhões de cruzeiros
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PROVALE
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840
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Ponte
Rio - Niteroi
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800
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Estrada
Rio - Santos
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600
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Transamazonica
(')
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400
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PROINDE
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2.500
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(')
- Custos relativos à construção da estrada |
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